Adolescentes e o culto à beleza

04-11-2011 20:00

Número de adolescentes que procuram tratamentos especializados é cada vez maior

 

Por Gustavo Pedersoli, Luciano Almeida e Sheile Almeida

 

A preocupação com a beleza está em alta: aumenta o número de adolescentes nas clínicas estéticas. Limpeza de pele, depilação, manicura, fazer as sobrancelhas. Tudo isso passou a ser prioridade entre a nova sociedade de consumo. Cresce cada dia mais o número de jovens que sentem a necessidade de estar sempre belos. Preocupados com a beleza e em estar na moda, o espelho pode ou não ser o melhor amigo, porque é nesta fase que eles começam a sofrer com as imperfeições estéticas que afetam várias partes do corpo como cabelo, pele, peso, etc.

 

Passar pelas fases de transformações no corpo durante a adolescência não é uma tarefa fácil. Qualquer coisa que esteja fora dos padrões de beleza ditados pela sociedade, vira motivo de gozação, exclusão do grupo e pode levar até ao isolamento dentro de casa. Na tentativa de evitar esses inconvenientes, cada vez mais os adolescentes buscam o corpo perfeito em clínicas de beleza e consultórios de cirurgia plástica.

 

Segundo no ranking mundial de cirurgias plásticas e referência quando o assunto é profissional especializado, o Brasil realizou, em 2006, 700 mil intervenções, 15% em adolescentes entre 14 e 16 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

 

Para Caroline de Almeida e Silva, 17 anos, freqüentadora de clínicas de estética, os adolescentes estão mais vaidosos por causa da variedade de produtos para aparência. Ela afirma que as propagandas e amostras grátis de produtos são primordiais para o aumento da procura de adolescentes pela perfeição. 0utro motivo é a auto-estima. Caroline acredita que o cuidado ajuda na confiança, “uma cara nova faz a diferença”, afirma.

 

Algumas adolescentes afirmam que vão às clínicas de estética para agradarem os namorados, como no caso de Sílvia dos Santos Vianna, 16 anos, que garante ser muito vaidosa, principalmente quando o tema é seu cabelo. “Sou muito preocupada com a combinação das roupas, gel para o cabelo é fundamental, mas não tenho coragem de usar cera quente para depilar as pernas”, explicou.

 

Procurar no site

Tags