
2012 e seus efeitos cataclísmicos
A projeção do calendário Maia em um filme que reúne, aventura, suspense e muitos efeitos especiais.
Por Fábio Emiliano JRN7B
John Cusack (jackson Curtis), Danny Glover (Wilson - Presidente dos Estados Unidos), Amanda Peet (Kate -Ex-esposa de Jackson) e Chiwetel Ejiofor (Adrian Helmsley) e grande elenco compõe o filme denominado pela crítica especializada como a mais exagerada história já contada. 2012 reúne uma série de efeitos especiais já vistos em outros filmes do diretor Roland Emerich como, Independence Day (1996) e O Dia Depois de Amanhã (2004). O roteiro do filme é baseado na profecia Maia que prevê para o ano de 2012, grandes desastres naturais como megatsunamis, grandes terremotos e erupções vulcânicas capazes de extinguir a população do planeta em curto período de tempo.
O filme começa no ano de 2009, na Índia, com a descoberta do superaquecimento do núcleo da terra pelo geólogo Adrian (Chiwetel Ejiofor) e seu amigo Dr. Santam Tsurutani (Jimi Mistry). Adrian informa à casa branca a dimensão do problema que está para acontecer e as providências que a presidência deve tomar para salvar o maior número de pessoas. Já no ano de 2010, durante a cúpula do G8, os chefes de estado iniciam um plano para tentar salvar a população do planeta. Grandes navios, semelhantes a arcas, como a Arca de Noé são construídos no Himalaia para transportar o número de pessoas que comprassem “bilhetes” para terem suas vidas salvas. Os passageiros, em sua grande maioria são nomes importantes do governo e pessoas selecionadas previamente para embarcar.
Já em 2012, o filme retrata o personagem principal Jackson Curtis (John Cusack), escritor, em uma grande aventura tentando salvar seus dois filhos e sua ex-esposa, Kate Jackson (Amanda Peet) dos terríveis eventos cataclísmicos que assolavam a terra. O grupo viaja de Los Angeles, nos Estados Unidos, à China, passando por Las Vegas e Honolulu, no Havaí, que está devastado pela lava do supervulcão Yellowstone. Enquanto isso, milhares de pessoas morrem pelos eventos catastróficos que percorrem o mundo. O presidente dos Estados Unidos não embarca nos navios preparados para salvar a população, pois prefere encarar as pessoas sobre o momento apocalíptico que o mundo vive. Na sequencia ele é morto pela megatsunami que engole a capital do país, Washington.
O ápice do filme se dá quando Jackson e seu filho Noah (Liam James) tentam retirar uma broca que caiu com a confusão das pessoas aterrorizadas, tentando entrar na arca e impedindo os portões de fecharem. Com essa situação o navio fica impossibilitado de seguir seu rumo seguramente, e vai de encontro com o Monte Everet. Pai e filho conseguem retirar a peça e os comandantes do navio conseguem retroceder a tempo da colisão da arca.
Com o recuo das águas e a volta aparente da normalidade do tempo, os navios projetados para salvar milhares de vidas seguem o rumo do Cabo da Boa Esperança. As imagens finais no filme mostram a terra vista do espaço, através de satélites, e a modificação do continente Africano, que ficou elevado em relação ao nível do mar.
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
CURIOSIDADES:
- O filme teve um orçamento de US$200 milhões de dólares e arrecadação de mais de 3 vezes o valor da produção.
- O filme foi mais bem sucedido em outros paises do que nos Estados Unidos.
- No Brasil o filme foi visto por mais de 950 mil espectadores na sua estreia.
FICHA TÉCNICA:
Diretor: Roland Emerich
Elenco: John Cusack (Jackson Curtis) - Danny Glover (Wilson) - Amanda Peet (Kate) - Chiwetel Ejiofor (Adrian Helmsley) - Thandie Newton (Laura Wilson) - Woody Harrelson (Charlie Frost) - Ng Chin Han (Lin Pang) - Thomas McCarthy (Gordon) - Morgan Lily (Lilly Curtis) - Liam James (Noah Curtis) - John Billingsley (Professor West) - Jimi Mistry (Satnam Tsurutani) - Beatrice Rosen (Tamara) - Patrick Bauchau (Roland Picard) - George Segal (Tony Delgado) - Blu Mankuma (Harry Helmsley)
Produção: Columbia Pictures
Roteiro: Roland Emmerich e Harald Kloser
Duração: 158min
Ano: 2009
País: Estados Unidos
Gênero: Ficção Científica/Catástrofe
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Columbia Pictures
Classificação: 12 anos
SAIBA MAIS:
LEIA TAMBÉM:
Dê sua opinião sobre o filme
Tags
Questionário
O que você achou do filme 2012?
Ele segue fielmente a projeção do calendário Maia? (6)
Total de votos: 12