
1961 - 2010 - espetáculo teatral da ZAP18
Mais uma vez Cida Falabella surpreende com um trabalho primoroso na co-direção de 1961 - 2010. Ao seu lado, uma parceria que dá bons resultados desde 2007 na montagem do Esta Noite Mãe Coragem, Elisa Santana. A ZAP 18 foi fundada por atores vindos da extinta Cia. Sonho & Drama, que foi dividida entre este grupo e o Grupo Trama de Teatro.
Um espetáculo forte e potente. Mostra a realidade brasileira em vários momentos e de vários ângulos nesse período de 1961 quando Janio Quadros morre, passando por joão Goulart, as influencias tecnologicas, diretas já, até os tempos atuais em 2010. O que me deixou um pouco (deixo claro que só um pouco) insatisfeita foi que no início do espetáculo eu já sabia como terminaria, pois segue a realidade. Momentos em que a ficção imita a realidade e o contrario também ocorre. Portanto alguns personagens ditos com alguma fama, já foram explorados pela mídia na época. Quem tem um bom repertório histórico-pólitico compreende muito melhor toda a discussão envolvida na peça.
A peça é marcada por momentos diversos. Depoimentos de jovens iludidos ou completamente desiludidos com a política e a forma de fazer política no nosso país. Momentos de muitas risadas, por exemplo quando o barbeiro tenta a todo custo cortar a barba do candidato a presidência, que atualmente nos governa. O humor sarcástico também se fez presente quando um personagem entra e fala do atari,vídeo game, que sempre quis ter e quando consegue, o sonho já está ultrapassado. Além da gloria e drama, período em que o atual presidente assume o governo ou mesmo quando o jovem consegue o tão sonhado vídeo game. Momentos que narrando são incomparáveis, mas quando colocados em cena, estão páreo a páreo - conquistar a presidência do país e conquistar um video game, ambos passam a ser encarados como grande vitória, depois da tragetória percorrida por cada um dos personagens.
Esse espetaculo permite o diálogo entre as decadas e como muito do que se queria, ou do que se fazia ha quase 40 anos atrás, ainda é tao recente e comum no nosso cotidiano.
Curiosidade:
Ficha técnica:
Direção: Cida Falabella e Elisa Santana
Genero: Drama
Duração: 1h 30min
Ano de estréia: 2009
Dramaturgia: Antônio Hildebrando
Atores: Wesley Rios, Thiago Macedo, Renato Hermeto e Gustavo Falabella Rocha
Banda / Cantores: Daniel Vilela, Elisa Santana e Francisco Falabella Rocha
Saiba mais:
no Videos Acre
Leia também:
Tags:
Tags
Questionário
1961-2010 é mais um teatro denuncia, dentre a vasta linha que a ZAP18 segue, buscando na arte um local para discussão?
sim. Muito impactante e realista (6)
Não muito. Só alguns momentos isolados me chamaram a atenção (7)
Nada de mais. (5)
Total de votos: 24