
Batman, o Cavaleiro das Trevas
Ninguém nunca ouviu falar em uma Gotham City tão violenta
Por Ariane Archanjo - JRN7 - A2
Continuação do filme Batman Begins, o Cavaleiro das Trevas traz uma dose extra de um Batman mais poderoso e amadurecido, disposto a proteger Gotham City a qualquer preço.
A típica luta entre o bem e o mal travada por Batman e Coringa é gerada agora pela ideia alienada do vilão em roubar um banco da máfia na violenta Gotham City. Depois de tamanha extravagância, o psicótico palhaço consegue travar uma luta entre os defensores do bem e os perigosos marginais que não pensam duas vezes em eliminar aqueles que desejam ver seus planos corrompidos.
Para oferecer aos cinéfilos de plantão a realidade vivida pelos personagens na trama, o diretor do filme, Cristopher Nolan, fez com que a inovação tecnológica tomasse conta das telas do cinema e filmou diversas sequências do filme com câmeras IMAX (formato que mostra imagens e resolução em tamanhos maiores que as convencionais na exibição de filmes nos cinemas).
Além da tecnologia utilizada no filme, é destaque também, segundo as críticas, a admirável atuação do ator Heath Ledger no papel do neurótico Coringa. Para interpretar o vilão, Ledger se hospedou durante um mês em um quarto de hotel onde passava todo o seu tempo sozinho, treinando sua voz e realizando as possíveis astúcias do extravagante personagem que daria vida. Foi graças ao papel de Coringa que Heath Ledger venceu o Oscar, o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) e o Globo de Ouro, em 2009, como melhor ator coadjuvante.
A super produção de Nolan foi filmada por 13 semanas, em Chicago, e teve um orçamento avaliado em US$ 150 milhões. O filme bateu recorde no seu dia de estreia nos Estados Unidos, arrecadando US$ 67.165.092.
CURIOSIDADES:
- Este é o 3º filme em que o diretor Christopher Nolan e o ator Christian Bale trabalham juntos. Os outros filmes foram: Batman Begins e O Grande Truque.
- Heath Ledger viveu sozinho em um hotel por um mês, desenvolvendo o lado pscicótico do Coringa.
- A maquiagem do vilão Coringa era composta por três pedaços de silicone que demoravam uma hora para aplicação no ator Heath Ledger.
- A atriz Katie Holmes foi convidada para interpretar a personagem Rachel Dawes, no entanto, recusou, alegando uma agenda cheia.
Ouça a crítica do filme abaixo:
Batman, o Cavaleiro das Trevas
FICHA TÉCNICA:
Título Original: The Dark Knight
Gênero: Aventura
Duração: 2 hr 22 min
Ano de lançamento: 2008
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Legendary Pictures / DC Comics / Syncopy
Distribuidora: Warner Bros.
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan, baseado em estória de Christopher Nolan e David S. Goyer e nos personagens criados por Bob Kane
Produção: Christopher Nolan, Charles Roven e Emma Thomas
Música: James Newton Howard e Hans Zimmer
Fotografia: Wally Pfister
Direção de Arte: Mark Bartholomew, James Hambidge, Kevin Kavanaugh, Simon Lamont, Naaman Marshall e Steven Lawrence
Figurino: Lindy Hemming
Edição: Lee Smith
Efeitos Especiais:Double Negative / BUF / Gentle Giant Studos / New Deal Studios
SAIBA MAIS:
LEIA TAMBÉM:
Crítica feita pelo Sétima arte e algo mais
Crítica feita pelo Cineplayers
Tags:
Tags
Questionário
Você acredita que a morte do ator Heath Ledger tenha ligação com o excesso de preparação do ator no período de um mês em que ele se isolou em um hotel para interpretar o papel do vilão Coringa?
Não sei. Em Holywood tudo é possível. (3)
Total de votos: 10