A rotina de uma repórter policial

04-11-2011 19:58

Relatos de quem lida com os crimes no cotidiano

 

Por Priscila Mendes

 

Homicídios, estupros, tráfico de drogas, roubos, furtos e outros tipos de delitos. Esses são os desafios que um repórter policial precisa enfrentar dia após dia no exercício de sua profissão.

 

A rotina para ela começa bem cedo. Muitas vezes, antes mesmo do Sol nascer. Camila Dias é destaque nas reportagens policiais da Rádio Itatiaia e da TV Band. Ela conta que para realizar seus sonhos, leva uma dura rotina, conciliando horários dos dois empregos.

 

Faça Sol ou faça chuva, cumpre sua missão com muito afinco. Onde surgir uma ocorrência, lá estará ela, munida de seu gravador e de muita perspicácia para abordar bandidos, inclusive, os mais procurados pela polícia.

 

Camila Dias quase nunca sabe o que lhe espera. Por vezes, já sofreu agressões verbais e ameaças por parte de autoridades, criminosos, familiares de presos, entre outros.

 

A persistência é uma de suas principais qualidades. Para conseguir uma boa reportagem, ela precisa passar por vários obstáculos. Desde o suspeito que não fala nada ao delegado que não quer dar entrevista. Mas com o “jeitinho” especial que tem, Camila consegue cumprir seu papel.

 

E como agir quando se está diante de um estuprador de crianças? De uma tragédia onde se perdeu milhares de vidas? De um assassino que cometeu o crime por motivo torpe e que constrói a  “honra” e o “respeito” sobre poças de sangue? Neste caso, Dias (como é chamada) tem que se desfazer de todo o sentimento e sede de justiça para que isso não interfira na qualidade de seu trabalho.

 

Como verdadeira soldado de guerra ela se veste de sua armadura, pronta para mais uma batalha. Do outro lado do rádio ou da TV, há quem fique atônito, acompanhando a famigerada violência que consome o país cada dia mais.

 

Desistir da profissão é algo que nem passa pela cabeça. Ela ama o que faz e faz porque ama. Ao dormir, leva consigo a certeza de mais um dever cumprido. O dia seguinte começa. É hora de trabalhar. Ela se levanta pronta para assinar mais um testamento de luta: repórter, Camila Dias!

 

Tópico: A rotina de uma repórter policial

Data: 07-11-2011

De: Lorena

Assunto: Comentário

Oi Priscila,

O trabalho ficou ótimo e acho importante poder divulgá-los para os alunos. Vamos conversar sobre uma reedição para torná-lo público, ok?

Bjs,

Lorena

Procurar no site

Tags