A Mentira - easy A

16-04-2011 00:00

Como uma mentirinha sobre uma suposta relação sexual entre dois adolescentes pode ser mais verdadeira do que a verdade de que era tudo uma invenção.

 

 Stephanie Zanandrais - JRM7 

 stephaniezanandrais.com.br

 

 

 

O tema sexualidade precoce pode ser encarado como um tabu na sociedade. Mas, para o diretor do filme A Mentira (easy A) Will Gluck, quebrar este tabu e mostrar naturalidade é o mesmo que tirar nota “A” em geometria.O filme aborda explicitamente o comportamento sexual prematuro dos adolescentes encarando como um comportamento comum na sociedade e entre os relacionamentos afetivos dos jovens. Mostra também, a falta de habilidade dos pais em encarar o assunto e a modernidade e libertinagem no diálogo com os filhos.

 

O filme de gênero comédia- romance, acontece em dois tempos, o presente no qual a inteligente, porém “queimada” Olive Penderghast (Emma Stone) conta como passou de invisível à “vadia”, e o plano cronológico dos acontecimentos. Moderninho e liberal, o enredo sugere e faz algumas críticas ao comportamento social do adolescente atualmente.

 

O que pode provocar desconforto, em quem assistir, são as sugestões dos pais de Olive quanto à vida sexual da filha e ter um relacionamento amoroso com um gay. O filme deixa clara a falta de habilidade e autoridade dos pais em orientar e até mesmo corrigir a filha. O que já é fato na sociedade.

 

O filme também faz crítica à futilidade dos diálogos entre os adolescentes, com o uso da rede social. O diretor dá uma alfinetada irônica no público quando um dos professores brinca com Olive sobre uma das citações, de seu colega de sala, feitas no Facebook, “hoje tomei refrigerante diet”. Outro problema comum nas escolas, além do comportamento sexual e a falta de informação e conteúdo na vida do adolescente, é o bullying mostrado no papel de Brandon, amigo gay de Olive.

 

As agressões vão além de palavras. Socos, chutes e exclusão levam Brandon a um pedido desesperador de ajuda à Olive. A ideia foi simular um namoro com sexo para que os rapazes parassem de agredi-lo e o aceitassem, o que deu certo. Porém, Brandon continuava sendo gay e tudo não passava de uma mentira que só queimava mais o filme de Olive.  E por fim, o filme ironiza a religiosidade de um grupo cristão cujas máscaras caem por causa de um escândalo de caso amoroso e traição por um dos seguidores do grupo de oração.

 

A Mentira (easy A) ironiza a autoridade dos pais na sociedade. Expõe naturalmente diálogos e atos sexuais e se a classificação for para maiores de 12 anos, a psicóloga Kelly Uruena, que participou do artigo Sexualidade Precoce alerta, “a sexualidade precoce pode ter relação, no momento em que vivemos ao acesso fácil às informações sobre o sexo, à mídia e também nas relações familiares onde o falar sobre sexo não é ‘proibido’, algumas escolas também introduzem a Educação Sexual aos seus alunos e isso também pode acentuar a curiosidade dos pré-adolescentes”.

 

É necessário que os adolescentes assistam ao filme com pelo menos uma capacidade de crítica para que tudo o que se passa no filme não influencie em seu comportamento, mas, seja analisado criticamente o que é exposto e até mesmo seja "engraçado", uma ironia e não algo comum para se viver, principalmente, tão novo.

 

FICHA TÉCNICA:

Título: A Mentira

Título Original: easy A

Gênero: Comédia, Romance
Ano de Lançamento: 2010

Diretor: Will Gluck

Roteirista:  Bert V. Royal

Elenco: Emma Stone, Amanda Bynes, Patricia Clarkson, Lisa Kudrow, Alyson Michalka, Thomas Haden Church, Penn Badgley , Penn Badgley , Stanley Tucci .

 

Assista online: A Mentira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tópico: A Mentira - easy A

Data: 15-05-2011

De: Lorena

Assunto: Correção

Stephanie,

O áudio ficou bem abafado e faltou a pesquisa de indicações de outras fontes. Tem bastante coisa online.

Lorena

Procurar no site

Tags

Questionário

O que achou das cenas que falam sobre sexo direta e indiretamente ?

Apelativo (2)
14%

Normal (4)
29%

Cômico (4)
29%

Inocente (4)
29%

Total de votos: 14