A inversão da vida

19-04-2012 19:09

Nascer e viver de forma incomum

Por Katrine Reis - JRN A

 

 

O drama “The Curious case of Benjamim Button” traduzido para o português “O curioso caso de Benjamim Button”. A história é uma adaptação do romance de 1921 de F. Scoot Fitzgerald se passa em Nova Orleans, em 1918, no final da I Guerra Mundial. O filme relata a história de uma criança Benjamin Button (Brad Pitt) que nasce de forma incomum, ao invés de envelhecer com o passar do tempo, ele rejuvenesce. Quando criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. Mas devido à inversão do caminho natural da vida é preciso que ele espere que Daisy cresça, tornando-se uma mulher.Nesse tempo Benjamin rejuvenesce para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se relacionar.

 

O tempo neste drama é aplicado de forma diferente é uma noção de tempo surreal. Ao mostrar a história de um homem, das pessoas e lugares que ele conhece com o passar do tempo, dos seus amores, perdas e ganhos, alegrias e tristeza mesmo em ordem inversa sem deixar de representar estes acontecimentos de forma natural. Viver de forma inversa não implicou que certos acontecimentos deixassem de existir no drama. Pelo contrário essa inversão da vida fez com que o filme fosse indicado a diversos prêmios, entre eles 13 Oscares, tornour-se um dos mais indicados ao Oscar na História da academia. Destas indicações foi vencedor de três Oscares.

 

O filme foi dirigido por David Ficher e teve o lançamento em dezembro de 2008. Como se fosse uma ironia, um bebê com a aparência de um homem de aproximadamente 80 anos é deixado em um asilo. Ninguém acreditava na sua sobrevivência, mas ele foi ficando novo ao longo dos anos, vendo os outros ao seu redor envelhecerem.

 

É trabalhado a questão do emocional, ao mesmo tempo em que é tão igual ao real é tão diferente. Não há limites para o Benjamin se tornar quem ele quer. O tempo exerce sobre nós efeitos físicos e psicológicos, diversos estágios da vida humana são medidos por tempo.

 

No filme não é possível encontrar a solução para o título. Não se sabe o porquê do fato de uma pessoa nascer da forma com Benjamin nasceu, e viveu. Todo o tempo é exposto relógios na representação do tempo, como forma de querer mostrar que Benjamin não fazia parte do tempo natural da vida.

 

A caracterização de Brad Pitt deixa e espectador curioso para saber como foi realizado o processo de transformação, além de maquiagem. A cada fase é uma caracterização diferente. Há muito sobre o que falar do filme, mas é melhor que assistam para poder acompanhar o caso de Benjamin. O filme causa uma reflexão sobre se é a vida que desobedece a linha do tempo ou seria o tempo que desobedece à evolução dos caminhos humanos.

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:

 

CURIOSIDADES:

- O filme ébaseado em um conto escrito por F. Scott Fitzgerald em 1921

- Valor da produção R$ 150 milhões

- Ganhou três Oscares: Melhor filme, melhor diretor e melhor ator

- Brad Pitt e Cate Blanchett trabalharam juntos no filme Babel

 

FICHA TÉCNICA:

Gênero: Drama

Duração: 166 min

Origem: Estados Unidos

Estreia: 16 de Janeiro de 2009

Estreia no Brasil: 10 Dezembro 2009

Direção: David Fincher

Roteiro: Eric Roth

Distribuidora: Warner Bros

Censura: 12 anos

Sinopse: "Eu nasci em circunstâncias incomuns"

Elenco: Brad Pitt, Bate Balnchet, Kimberly Scoot, Jason Flemyng, Tatajo Henso,  Elle Fanning, Mahershalalhashbaz Ali, Emma Degerstedt

 

SAIBA MAIS:

Bilhteria do filme

Bastidores do filme

 Biografia do autor do romance em que o filme foi baseado 

 

LEIA TAMBÉM:

Resenha do filme no blog da jornalista Louise Duarte

Crítica do filme por Robledo Milani - Crítico em cinema

Matéria publicada pelo portal da Globo.com

 

 

Procurar no site

Tags

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: A inversão da vida

Data: 01-05-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Bom texto e boa edição, Katrine. Só faltou quebrar mais os parágrafos em no máximo duas frases, para facilitar a leitura na tela.

Lorena