A inteligência a serviço da mudança e do desenvolvimento

27-04-2012 21:22

As redes sociais passaram a ser local de protesto

 

Por Mikaela Salachenski


O protesto por meio de redes sociais virou febre no Brasil e milhões de pessoas vem aderindo a forma de mobilização para reivindicar contra temas como a política. No twitter a ferramenta “retweetar” e no facebook o “compartilhar” se tornaram objetos de proliferação de uma ideia ou até mesmo de uma reivindicação. No facebook, algumas manifestações também podem chegar por meio de um convite para algum evento.
 

Ele pode ser presencial onde o lugar e o horário são determinados ou não presencial apenas gerando um número de pessoas que vão participar, ou seja, que vão dar força ao movimeto criado. Tanto no twitter quanto no facebook o número de seguidores ou amigos também demonstra a força da reivindicação.
 

Nesta quinta-feira (26), foi aprovado na Câmara dos Deputados o novo Código Florestal. No site Green Peace, que reivindica contra a devastação da natureza, foi postado um documento que pede o veto ao código para a presidenta Dilma Roussef.
 

Até a tarde desta sexta-feira (27), 162.190 pessoas já haviam assinado o documento no site. Assim como esse movimento vários vem alcançando a rede, mostrando a capacidade do brasileiro de poder fazer valer sua opinião, mesmo não estando presente no meio político.
 

A força de um movimento pode mudar de rumo uma história. Constantemente, os políticos brasileiros estão na mídia de uma forma negativa e a nossa política cada vez mais fica desacreditada e, o pior, os eleitores vem se conformando com essa situação.
 

Em uma época que existem tantas formas de se protestar, não se pode aceitar que escândalos como o do caso Cachoeira continuem a atingir o mundo da política.
 

 

Outras formas de protesto

Os blogs e os sites também podem ganhar repercussão fazendo denúncias ou expondo ideias contrárias gerando repercussão. Mesmo sem criar um texto ou uma página na internet para divulgar sua opinião, brasileiros vem criando formas de expor suas ideias.
 

O sistema Fale com a Presidência inserido no site do Governo Federal também está sendo usado no caso do pedido de veto do novo Código Florestal.  O  site vem sendo divulgado em várias mídias para que as pessoas pressionem a presidente.
 

Em um outro cenário, em outros países, insistentemente pessoas protestam por meio da violência por um país melhor e o resultado é sempre um embate violento entre governo e civis.  Onde os mais fracos, os civis, acabam mortos e longe do ideal sonhado.
 

Tanto sangue pode ser transformado em um forma de manifestação pacífica e inteligente, onde o corpo deixa de ser agredido e a mente passa ser mais usada. As ideias apresentam por vezes mais resultados e menos frustações. É preciso acordar e começar a usar todas as armas que temos para fazer o mundo em que vivemos melhor.
 

A força das redes sociais pode ajudar na construção de uma nova realidade. A tecnologia tem e pode ser usada mais a favor do homem. A  velocidade da internet pode gerar múltiplas possibilidades, como trazer com instantaneamente a notícia de uma votação na Camara dos Deputados.  A velocidade é relevante para acelerar o processo de democratização e isso é notável quando milhares de pessoas assinam um documento pedindo o veto do Novo Código.

 

SAIBA MAIS

 

Veja a assinatura do documento do pedido de veto no site do Grean Peace

Em observador político, Raul Mangolin fala sobre protesto nas redes sociais

Veja no portal G1, pessoas organizam protesto contra corrupção por meio das redes sociais

 

Procurar no site

Tags