
A Duquesa
Adaptação do romance escrito por Amanda Foreman, "Georgiana, Duchess of Devonshire", o filme ambientado na Inglaterra aristocrática do século 18, faz uma crônica da vida de Georgiana, Duquesa de Devonshire.
Marcos de Castro (7º Período Unibh)
Ao assistir o filme A Duquesa - The Duchess (Reino Unido, 2008), do diretor Saul Dibb, que conta a história de Georgiana Spencer, antepassada da princesa Diana de Gales, o espectador vai se deparar com um drama épico. A duquesa de Devonshire (interpretada pela atriz Keira Knightley) casada com um homem que nção a amava, tenta escapar de seu destino, enquanto busca ser o centro das atenções na sociedade britânica.
A vida da duquesa se passa durante o período da aristocracia inglesa no século XVIII, época qyue as mulheres tinham duas opções de vida: se casar com um homem da nobreza e ter uma vida de luxo ou viver como meretriz à margem da sociedade. A mãe de Georgiana ofereceu a filha, ainda muito jovem, ao casamento com William Cavendish (Ralph Fiennes), o duque de Devonshire.
A duquesa de Devonshire se destacou por sua beleza e pelo estilo de vida; participou ativamente de campanhas políticas e estava sempre rodeada pela classe artística. Em todos os lugares onde estava Georgiana chamava a atenção por suas roupas e acessórios inusitados que eram sempre copiados pelas mulheres. Georgiana, agora duquesa teve uma vida bastante badalada em aspectos como moda, política, família, sociedade, etc.
Na sociedade aristocrática do século XVIII, as mulheres tinham uma vida carregada de preconceitos, obrigações e discriminação em todas as esferas sociais. A função delas era, basicamente, satisfazer as vontades dos homens. O casamento, que atualmente é um sonho para a maioria delas, era até algumas décadas uma tortura da qual muitas não tinham alternativa.
Mulheres como a duquesa de Devonshire, que se destacavam por fugir aos padrões de comportamento exigido pela época, são exemplos que marcam a história ao mostrar a força e o valor delas que não só nos carregam o ventre como também tem desejos, sentimentos e dignidade. O filme, em contexto geral, não traz muitas inovações no que diz respeito ao drama ligado à paixão e o sofrimento que dão o tom da história contada.
Entretanto a maneira com que os detalhes forma abordados, como elegância e delicadeza fazem parte do cotidiano vivido naquela sociedade. o filme foi bastante esperado por todos pelo fato de ter ligação direta com uma personalidade que ficará marcada na história: Lady Diana, a Princesa de Gales (e do povo). A história das duas é muito parecida, ambas foram inteligentes, ativas, encantadoras e quebraram regras que a colocaram a frente do seu tempo.
Ouça a crítica em podcast:
Curiosidades:
- Os direitos da adaptação do livro de Amanda Foreman para o cinema foram adquiridos em 1998;
- As filmagens ocorreram entre 17 de setembro e dezembro de 2007.
Ficha técnica:
Título no Brasil: A Duquesa
Título Original: The Duchess
País de Origem: Inglaterra / Itália / França
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estréia no Brasil: 21/11/2008
Site Oficial: https://www.theduchessmovie.com
Estúdio/Distribuição: Paramount Pictures do Brasil
Direção: Saul Dibb
Leia também:
A história da Duquesa de Devonshire
Rubens Ewald Filho comenta o filme "A DUQUESA"
Saiba mais:
Resenha do filme no Cinema em Cena
A Duquesa retrata vida de ancestral de princesa Diana
Tags:
Tags
Questionário
O que mais chamou a atenção no filme?
A história (6)
O figurino (7)
A atuação de Keira Knightley (11)
A atuação de Ralph Fiennes (7)
Total de votos: 31