
Ação à moda brasileira
Um filme recheado de boas intenções, com atores de peso e um roteiro pouco ambicioso.
Por Cristiane Fonseca - JRN7°B
cristianefonsecasilva@hotmail.com
O filme Assalto ao Banco Central é uma história baseada em fatos reais. O longa metragem brasileiro tenta se aproximar dos filmes de Hollywood, com isso o filme consegue chamar a atenções dos espectadores que ainda não viram a trama. A história se passa em Fortaleza e retrata o maior assalto ao Banco Central do Brasil no estado do Ceará, entre os dias 6 e 7 de agosto de 2005. Os ladrões conseguiram roubar em uma noite cerca de R$ 16.755.150,00.
A tentativa de aproximar o filme brasileiro dos moldes americanos fica clara durante todo o filme. O jogo de câmeras foi muito explorado, os ângulos foram bem diversificados. A história usa e abusa dos efeitos cinematográficos típicos do cinema americano, em alguns lances do filme, cenas de outros filmes de ação americana podem ser lembradas, porém se matem no padrão brasileiro.
A história tem início quando o personagem Barão, vivido pelo ator Milhem Cortaz, líder da operação planeja o que seria o segundo maior assalto a banco do mundo. A partir disso o chefe do roubo começa a recrutar seus comparsas. O cabeça da operação é conhecido como Mineiro, interpretado pelo ator Eriberto Leão, que após falsificar várias carteiras de identidades e passa a se chamado de Mineiro, o bandido vivia em cada dia em um lugar diferente, sempre dando golpes nas cidades por onde passava.
Além disso, o elenco conta com os atores Gero Camilo, Heitor Martinez, Juliano Cazarré, os comparsas que ajudaram a cavar o túnel de acesso ao banco, Um dos destaques do filme, Lima Duarte interpreta o delegado Chico Amorim que esta vivendo os últimos dias como delegado, pois está quase se aposentando.
O delegado ama o que faz e vive para a policia federal, Sua parceira na investigação é interpretada pela a atriz Giulia Gam, que junto ao delegado tenta desvendar o crime a todo custo, porém também é enganada pelos bandidos em diversas vezes, inclusive no final quando o Barão consegue trancar a boca de todos os bandidos apreendidos, e fugir no mundo se dar nenhuma pista de onde se escondeu.
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
CURIOSIDADES:
- O orçamento do filme foi de R$ 6.4 milhões;
-Parte dos custos foi financiada peli estado do Ceará;
- O grande elenco é conhecido pelo público brasileiro em novelas da TV Globo;
- Apesar de se passar no estado do Ceará, o fime foi gravado no Rio de Janeiro;
- O fime é o primeiro longa do diretor Maros Paulo.
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Milhem Cortaz, Hermila Guedes, Lima Duarte, Giulia Gam, Eriberto Leão, Gero Camilo, Cássio Gabus Mendes, Milton Gonçalves, Tonico Pereira, Vinícius de Oliveira e Antônio Abujamra
Diretor: Marcos Paulo
Produção: Walkiria Barbosa, Vilma Lustosa, Marcos Didonet
Roteiro: Renê Belmonte, Lúcio Manfredi, Taís Moreno
Fotografia: José Roberto Eliezer
Trilha Sonora: André Moraes
Duração: 104 min.
Ano: 2010
País: Brasil
Gênero: Ação
Distribuidora: Fox
Estúdio: Total Entertainment
Classificação: 12 anos
SAIBA MAIS
Slide Share Assalto ao Banco Central
LEIA TAMBÉM:
Tags
Questionário
O filme atingiu todas as sua expectativas?
Sim, conseguiu ilustrar todas as expectativas do cartaz. (11)
Não, péssimo filme. A inferioridade do cinema brasileiro fica clara. (9)
Não tinha nenhuma expectativa. (8)
Total de votos: 28