Principe de Pérsia: As areias do Tempo

21-10-2010 21:03

 

Baseado na famosa franquia de videogame, Príncipe da Pérsia – As Areias do Tempo chega nesta sexta-feira aos cinemas brasileiros. Com grandes nomes no elenco, como Jake Gyllenhaal, Alfred Molina e Bem Kingsley, o título de aventura e ação da Disney deixa um pouco a desejar – e a culpa, desta vez, é do roteiro.

 

Apesar de Príncipe da Pérsia ser uma boa diversão, está longe de ser um épico. E as falhas já vem dos rostos em cena. Gyllenhaal não está muito convincente no papel, sendo ofuscado pelo elenco de apoio e, principalmente, por Gemma Arterton no papel de Tamina. A atuação de Gemma como a princesa protetora da adaga, que contém as areias do tempo, é a melhor do filme, superando em muito a de Gyllenhaal no papel de príncipe Dastan. Um pecado, por acabar desviando a atenção para si até quando Dastan deveria ser hegemônico na tela.

 

O roteiro é relativamente corrido e fraca. Sem reservar muito tempo para a apresentação dos personagens, termina por deixar as esperanças em cima de um elenco que não os sustenta. Para não ser posta como vaga, a história apenas pincela uma pequena origem de como Dastan se tornou membro da família real e discorre sobre a personalidade de seus dois irmãos. Mas,no geral, a trama se concentra em Dastan e na princesa, sem deixar tanto espaço para o rei da Pérsia, pai de Dastan, e seus herdeiros. Quando encontra alguma brecha para evoluir e passar algum conteúdo válido, opta por dar destaque à princesa Tamina, que tem seus princípios bem definidos e sua personalidade bem exposta no filme, mostrando mais desenvolvimento em relação aos outros personagens.

 

Sem profundidade, Jeffrey Nachmanoff assina um roteiro com um enredo simples que apenas prepara o palco para a ação que se desenrola no filme. Em compensação, em matéria de efeitos visuais, o filme não deixa tanto a desejar – o efeito das areias do tempo é impressionante -, embora o título também não conte com cenários muito fascinantes. As cenas de ação, no entanto, são de boa qualidade, com um enquadramento bem escolhido e surpreendentemente divertidas, levando Jake Gyllenhaalàá constantes lutas contra os guardas persas e os horrendos assassinos que estão caçando sua pele e a da princesa durante praticamente toda projeção.

 

Príncipe da Pérsia é uma boa escolha para uma tarde de diversão no cinema. Mas não é um título memorável dentro das aventuras Disney como o primeiro Piratas do Caribe, por exemplo. E nem entremos no mérito da originalidade ou qualquer profundidade, nesta comparação.

 

 Ouça a crítica

Príncipe da Pérsia by Lorena Tárcia

 

Curiosidades:

  - O filme é uma readaptação de jogos de vídeo game.

  - A Ubisoft comprou os direitos do game e lançou, em 2003, Prince of Persia: The Sands of Time.

 - Zac Efron e Orlando Bloom foram cotados para o papel do príncipe Dastan

 - O orçamento de 'Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo' foi de US$ 150 milhões.

 - Foi filmado nas cercanias de Marrakesh, Ouarzazate e Erfoud, no Marrocos. Além disso, foram construídos cenários gigantescos nos estúdios Pinewood na Grã-Bretanha.

 

 Ficha Técnica

 Elenco: Gemma Arterton, Jake Gyllenhaal, Ben Kingsley, Alfred Molina, Dave Pope, Thomas DuPont, Steve Toussaint, Toby Kebbell.

Direção: Mike Newell

Gênero: Aventura

Duração: 116 min. 

Distribuidora: Disney Pictures

Estreia: 03 de Junho de 2010

Sinopse: Da equipe que levou a trilogia de Piratas do Caribe para as telas do cinema, Walt Disney Pictures e Jerry Bruckheimer Films apresentam 'Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo', um épico de ação e aventura ambientado na mística Pérsia. Um príncipe guerreiro (JAKE GYLLENHAAL) relutantemente une forças com uma misteriosa princesa (GEMMA ARTERTON) e, juntos, eles lutam contra forças obscuras para salvaguardar uma antiga adaga capaz de libertar as Areias do Tempo - um dom dos deuses que dá à pessoa que o possui o poder de controlar o mundo

 

Saiba mais:

Site oficial do Filme

Site do Diretor

Entrevista com o Diretor

 

Leia Também:

Crítica do Filme no site Cinepop

Crítica do Filme no site

Crítica do Filme Cine click

Tópico: Principe de Pérsia: As areias do Tempo

Data: 08-11-2010

De: Lorena

Assunto: Correção

Não corrigido. Sem identificação.

Procurar no site

Tags

Questionário

O príncipe Dantan consegue recuperar a Adaga ainda com areia?

Sim (4)
31%

Não (3)
23%

Não sei (3)
23%

Não lembro (3)
23%

Total de votos: 13