
A Redemocratização do Jornalismo
Rede sociais promovem descentralização da informação
Por Marcela Armond
Na era em que as notícias nascem, circulam e atingim seu público na esfera digital, observa-se um novo paradigma da comunicação. O surgimento de blogs, mídias socias e redes sociais têm democratizado o processo de formação da informação. Antes do advento da popularização da internet, a imprensa tradicional era responsável pela produção integral da notícia. Hoje, ela é coadjuvante em um cenário composto por vários outros atores.
Cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm acesso à internet, segundo dados de Janeiro de 2011, publicados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Desse número, uma boa fatia possui ferramentas móveis de produção e transmissão da notícia. São smartphones com poderosas câmeras e gravadores, tablets e notebooks que permitem publicação on the go. Outros tantos internautas estão engajados de alguma maneira na distribuição de vídeos, fotos e informações por meio das redes sociais em que se inscrevem ou blogs que redigem. Potencialmente, um terço da população mundial pode se tornar divulgadora e formadora de opinião, gerando uma multiplicação exponencial do volume de informações circulando pela rede em escala mundial.
A instrumentalização da informação tem sido especialmente útil aos países que, no século XXI, ainda sofrem com o cerceamento da liberdade da imprensa. Na China, onde a imprensa controlada pelo governo não inspira confiança à população, observou-se nos últimos anos o crescimento do jornalismo cívico nos blogs e redes socias divulgando notícias colhidas e emitidas pelos usuários. Nesse caso, o advento da internet remonta ao século XVIII, quando a nascente esfera pública se reunia em clubes e cafés ingleses e se utilizava da distribuição de panfletos para propagar suas idéias. Os blogs e as mídias sociais são o espaço público da atualidade, promovendo a redemocratização da imprensa.
Saiba Mais:
- Dissertação acadêmica de Cibele Rodella sobre o novo paradigma da comunicação
- Website da União Internacional de Telecomunicações na ONU
Artigo do Observatório da Imprensa sobre liberdade de imprensa na China -
Leia Também:
-A importância das redes sociais para a democratização da comunicação