
A influência das mídias digitais ajudam na transformação do mundo
O poder das redes sociais e sites de colaboração
Por Rafael Araújo
A reportagem exibida no programa Sem Fronteiras, do canal fechado Globo News, mostra que em diferentes períodos da história da humanidade o homem teve o seu meio para difundir informações e trocar conhecimentos. Com o advento da internet, o meio encontrado por ele atualmente, para espalhar aquilo que lhe parece interessante, são as redes sociais e sites de jornalismo colaborativo.
Apesar de alguns países ainda se utilizarem de censura para evitar vazamento de informações de governo e políticas adotadas, a quantidade de informações e a velocidade com que elas circulam acabam tornando essas praticas de alguns governos praticamente inviáveis.
Um vídeo gravado no meio da rua, igual o que foi utilizado como exemplo na reportagem, demora menos de uma hora para entrar na web e rapidamente estará sendo visto por pessoas de todas as localidades do mundo. Dependendo do teor do conteúdo, a pessoa responsável se torna uma celebridade quase que instantaneamente.
Nos últimos meses vimos várias quedas de governos e regimes no Oriente Médio e na África, tudo sendo mostrado praticamente em tempo real, algo que seria inimaginável há dez anos atrás, já que o deslocamento era maior, o acessos era menor e as dificuldades eram mais complicadas.
Esses recentes acontecimentos, que tem ganhado muito mais destaque na mídia e mostrando ao mundo como de fato as coisas estão funcionando, devem-se graças a força que as redes sociais e de sites que permitem colaboração de usuários, facilitando o envio e o acesso as informações.
Saiba mais
- Reportagem exibida no programa Sem Fronteiras, do Globo News
Leia mais
- A importância das redes sociais no jornalismo - Cleyton Carlos Torres
- Discutindo redes sociais e jornalismo na Internet - Raquel Recuero
- As redes sociais nas rebeliões democratizantes - Stanilaw Calandreli