Jornalismo em tempos de transição

17-03-2011 11:03

Por Fabiano Santana

A internet, mais precisamente as mídias sociais já fazem parte do jornalismo

 

O jornalismo tem passado por grandes transformações desde a invenção, modernização e dos constantes desenvolvimentos, do computador e consequentemente da internet. A máquina e seu cérebro virtual têm modificado diretamente a prática da profissão, já que, se tornou um veículo de comunicação de massa que tem atraído adeptos e usuários em todo o mundo. A internet foi, sem dúvida, um “boom” na comunicação

 

Criada com objetivo de ser um veículo de comunicação alternativa, ainda hoje a internet é utilizada com esse propósito. Também é um meio de comunicação interpessoal, mas com características dos meios de comunicação de massa. E são justamente essas características que nos permitem classificá-la como uma tecnologia, que trouxe aspectos nunca antes previstos ao cenário do jornalismo, como é o caso das mídias sociais.

 

Mídia Social é o uso do meio eletrônico para interação entre pessoas. Esse modelo de interação tem crescido de uma forma incrível. Exemplo disso são as mídias sociais ultrapassarem a pornografia, e se tornarem atividade número 1 da internet. Elas disponibilizam o palanque para que usuários possam expor suas opiniões, seus conhecimentos, suas conclusões, tornando pública a informação, oferecendo-a para quem quiser acessar, manipular e disseminar.

 

Isso pode ser um grande problema, já que muita coisa é publicada sem controle. Pessoas “comuns” começaram a compartilhar conteúdo, se tornando assim divulgadores de fatos e notícias, muitas vezes, antes mesmo de mídias jornalísticas tradicionais. O trabalho que antes era desenvolvido por profissionais qualificados, agora pode ser feito por todos, já que a interação é uma das características das mídias sociais.

 

Essa “terra de ninguém” parece ser um dado negativo para os profissionais, mas ao contráio, a popularização destas novas mídias trouxe novas fontes de informação, muitas vezes contribuindo para o trabalho. Utilizando as mídias sociais, o jornalista tem acesso a mais informações em diferentes lugares, podendo usá-la como fonte para matérias ou mesmo para complementar os seus textos. 

 

 

 

 

 

Dê sua opinião

Data: 23-03-2011

De: Michelle Lessa

Assunto: Exercício

Oi, Fabiano!

Gostei muito do seu texto, mas quando estava ficando interessante, ele terminou. Acredito que se você tivesse escrito mais, com certeza teria mais argumentos interessantes para abordar. No último parágrafo, por exemplo, você fechou o texto com uma afirmação e não a aprofundou. Gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto.

Também percebi alguns poucos erros de pontuação e acentos, mas nada que não possa ser consertado com um pouco mais de atenção.

Bom, a minha pergunta para você é a seguinte: Você disse que "pessoas “comuns” começaram a compartilhar conteúdo, se tornando assim divulgadores de fatos e notícias, muitas vezes, antes mesmo de mídias jornalísticas tradicionais." Como isso acontece no jornalismo? São formas bem vistas de informação em relação a credibilidade? O jornalista sente que esta perdendo o seu lugar ou é um aliado?

Beijos!!

Data: 23-03-2011

De: Fabi

Assunto: Re:Exercício

Olá, Michelle.

No Japão por exemplo diversas pessoas ficaram sabendo sobre o desastre natural através das mídias sociais. O jornalista neste caso perdeu o furo. Pessoas trocavam informações a todo momento. Não são formas bem vistas de informação, com relação a credibilidade. Não acho que o jornalista está perdendo seu lugar, porém acredito que ele deva se adaptar as novas redes midiáticas para, então, fazer delas um aliado.

Data: 20-03-2011

De: Lorena

Assunto: Mídias Sociais e Jornalismo

Juliano,

O texto é um bom começo para discussões, mas precisa ser aprofundado. Mil caracteres a menos do que o solicitado fazem toda a diferença para discutir questões como a mostrada no vídeo, sobre o uso das Mídias Sociais em lutas pela democracia ou em catástrofes sociais.

Lembre-se de revisar o texto com cuidado. Havia palavras sem acento e repetidas.

Também insira sempre ao final, o Fórum para comentários.

Minha pergunta para você: como as mídias sociais foram utilizadas por jornalistas e não jornalistas na recente luta pela democratização do Egito e no terremoto no Japão?

Data: 23-03-2011

De: Fabiano

Assunto: Re:Mídias Sociais e Jornalismo

Lorena, no Egito, os revolucionários encontraram na internet o suporte necessário para a convocação popular aos protestos. Amplamente utilizada desde o início das manifestações. Ela transformou-se em um dos principais canais de troca de informação entre os egípcios e também com o restante do mundo.
No Japão, a mídia social desempenhou e ainda continua desempenhado um papel muito importante. Primeiro foi através de redes sociais que muita gente foi informada que o país estava sofrendo um grande desastre natural, causando pânico entre algumas pessoas. Mensagens bombavam no twitter, algumas inclusive alertando as pessoas sobre o risco sobre as usinas nucleares.
Mais recentemente a Google disponibilizou um canal que agrega vídeos das vítimas de catástrofes, e que lhes permite passar mensagens para seus entes queridos.o canal se chama "YouTube Person Finder".
As mídias sociais realmente estão desempenhando um importante papel em favor da comunicação entre os povos.

Procurar no site

Tags