
Jornalismo em tempos de transição
Por Fabiano Santana
A internet, mais precisamente as mídias sociais já fazem parte do jornalismo
O jornalismo tem passado por grandes transformações desde a invenção, modernização e dos constantes desenvolvimentos, do computador e consequentemente da internet. A máquina e seu cérebro virtual têm modificado diretamente a prática da profissão, já que, se tornou um veículo de comunicação de massa que tem atraído adeptos e usuários em todo o mundo. A internet foi, sem dúvida, um “boom” na comunicação.
Criada com objetivo de ser um veículo de comunicação alternativa, ainda hoje a internet é utilizada com esse propósito. Também é um meio de comunicação interpessoal, mas com características dos meios de comunicação de massa. E são justamente essas características que nos permitem classificá-la como uma tecnologia, que trouxe aspectos nunca antes previstos ao cenário do jornalismo, como é o caso das mídias sociais.
Mídia Social é o uso do meio eletrônico para interação entre pessoas. Esse modelo de interação tem crescido de uma forma incrível. Exemplo disso são as mídias sociais ultrapassarem a pornografia, e se tornarem atividade número 1 da internet. Elas disponibilizam o palanque para que usuários possam expor suas opiniões, seus conhecimentos, suas conclusões, tornando pública a informação, oferecendo-a para quem quiser acessar, manipular e disseminar.
Isso pode ser um grande problema, já que muita coisa é publicada sem controle. Pessoas “comuns” começaram a compartilhar conteúdo, se tornando assim divulgadores de fatos e notícias, muitas vezes, antes mesmo de mídias jornalísticas tradicionais. O trabalho que antes era desenvolvido por profissionais qualificados, agora pode ser feito por todos, já que a interação é uma das características das mídias sociais.
Essa “terra de ninguém” parece ser um dado negativo para os profissionais, mas ao contráio, a popularização destas novas mídias trouxe novas fontes de informação, muitas vezes contribuindo para o trabalho. Utilizando as mídias sociais, o jornalista tem acesso a mais informações em diferentes lugares, podendo usá-la como fonte para matérias ou mesmo para complementar os seus textos.