Meu nome não é Johnny

Com 14 premiações recebidas, a trama de Mauro Lima mostra a vida de João Guilherme Estrella, rapaz de classe média que conheceu o mundo das drogas ainda na adolescência

Christiano Soares (7º período Uni-bh)
christiano.10@oi.com.br



O filme nacional mais assistido nos cinemas de 2008 no Brasil foi Meu Nome Não É Johnny, produzido por Mauro Lima. A trama que fala sobre o tráfico de drogas é diferente de filmes como Cidade de Deus e Tropa de Elite, pois não precisou subir as favelas cariocas para tratar do assunto. João Guilherme Estrella (Selton Mello), ainda na adolescência, entrou para o mundo das drogas. De usuário a traficante, João tornou-se um dos maiores comerciantes de drogas do país. 
 

A trama de Mauro Lima chegou a receber 14 indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de melhor filme, diretor, roteiro adaptado, ator (Selton Mello), ator coadjuvante (Ângelo Paes Leme), atriz coadjuvante (Júlia Lemmertz), figurino, maquiagem, direção de arte, trilha sonora original, fotografia, edição - Ficção, som e efeitos especiais.
 

Baseado em fatos reais, Meu Nome Não É Johnny se passa , em sua a maior parte, no Rio de Janeiro. No elenco, Selton Mello, Cléo Pires, Júlia Lemmertz, Giulio Lopes  Cássia Kiss e Flávio Bauraqui atuam em um roteiro bem produzido, onde suas personalidades mostram suas habilidades a medida que a situação torna-se cada vez mais tensa.
 

Enquanto fora do Brasil, o ator Rodrigo Santoro começa a embalar no cinema Hollywoodiano, aqui, Selton Mello possui um império marcado de boas atuações, como por exemplo, em O Alto da Comparecida, seguido de Lázaro Ramos. Com um tom humorístico, Selton interpreta João Estrella de uma maneira fantástica, sempre carismático e repleto de ética quando o assunto é vender drogas.

Emoção, drama e um pouco de humor são os gêneros encontrados no filme. E não é só porque o filme recebeu várias premiações que você de assistir, até porque se você já é fã de Selton Mello, ficará ainda mais. Este crítico recomenda: assista. Vale a pena, inclusive, revê-lo.
 

Curiosidades

 - As filmagens do longa se passaram nas cidades o Rio de janeiro, Barcelona e Veneza;

 - O orçamento total do filme chegou a R$ 6 milhões;

 - Meu Nome Não É Johnny teve lançamento mundial no 13º Festival de Búzios;

 - O filme foi baseado no livro de mesmo nome do jornalista Guilherme Fiúza, baseado em fatos reais.
 

Saiba mais:

- www.meunomenaoejohnny.com.br
- www.adorocinema.com.br

Leia também:

- Entrevista com o diretor Mauro Lima
- Meu Nome Não É Johnny vence prêmio de Cinema Brasileiro

- Após o sucesso do longa, João Estrella cobra 5 mil por palestra