
Turma da Mônica e os seus benefícios
A importância da revista infantil no desenvolvimento intelectual das crianças
Maria Luiza Mattar e Gustavo Pimenta
É difícil um adulto não se recordar de ter lido, pelo menos, uma revistinha da Turma da Mônica. Desde quando surgiu, no final da década de 50, o gibi causou um tremendo sucesso entre o público infantil. Hoje, ainda é cada vez maior o número de crianças que tem, como primeira leitura, a revistinha escrita por Maurício de Souza.
Diante de mais de cinquenta anos de história, é importante destacar a importância do gibi para o desenvolvimento infantil. Muitas pessoas criticam, de maneira negativa, a leitura da Turma da Mônica, afirmando que ela faz apologia à violência. Isto porque a personagem principal, que é uma garota briguenta, vive batendo em Cebolinha com o seu coelho de pelúcia. A afirmação pode até ser verdadeira, mas é inegável não perceber que a revista traz muitos benefícios, enquanto são poucos (e se existem) os pontos negativos da sua leitura.
Que a revista é um meio de diversão, todos sabem. Mas, o mais importante é a função educativa que o gibi possui, uma vez que ele estimula a leitura das crianças. Isso é algo positivo, pois esse estímulo ajuda na educação, desde quando criança, até a fase adulta. Portanto, quanto maior a leitura, maior a chance de este indivíduo ter mais oportunidades no campo profissional.
É importante também citar sobre o conteúdo da revista, que sempre ensina algo novo ao público infantil. Um dos últimos exemplos, são as chegadas de dois novos personagens: a Dorinha, uma deficiente visual, e Luca, um cadeirante. Com a presença deles na turma da Mônica, as crianças tem a capacidade de entender melhor um mundo que, muitas ainda não conhecem. A partir daí, a criançada vai perceber como é a vida de pessoas que apresentam alguma deficiência, diminuindo, cada vez mais, o preconceito, que ainda existe na sociedade.
Com tanto sucesso nos últimos anos, a turma da Mônica tem se inovado a cada época, sem perder a qualidade. Hoje, milhares de pré-adolescentes, que deixaram a tradicional revista de lado, passaram a ser leitores assíduos da Turma da Mônica Jovem. O novo gibi tem a mesma função educativa do gibi tradicional: ele diverte e, ao mesmo tempo, educa, abordando questões que devem ser discutidas nessa época, como obesidade e bullyng.
E é assim que, a turma da Mônica vai conquistando milhares de leitores, fazendo com que suas histórias façam parte da imaginação do público. Isso sem falar no prazer do conhecimento gerado em crianças e jovens, fazendo com que estes tenham consciência de que a leitura é a base para um futuro promissor.
Confira agora, na linha do tempo, a trajetória da Turma da Mônica