
O Sétimo Selo
Considerado como um dos melhores filmes de Ingmar Bergman, "O Sétimo Selo" faz uma viagem sobre vida, morte e Deus
Por Isabela Araújo
ijorama@gmail.com
“O Sétimo Selo” faz referência ao capítulo oito do livro bíblico das Revelações, o qual trata sobre o fim dos tempos, em suma, o título do filme refere-se ao livro dos segredos de Deus, lacrado por sete selos. O próprio Ingmar Bergman, diretor do filme, sugeria aos espectadores que fizessem um paralelo entre a situação descrita no filme e a do homem contemporâneo, descrente e perplexo diante da possibilidade do fim do mundo.
Os cartazes originais de “O Sétimo Selo”, revelam um elemento importante da obra: Ingmar Bergman. Por ser um dos mais famosos diretores da história do cinema, com obras como “Persona” e “Morangos Silvestres”, o nome do diretor aparece em destaque em todo o material promocional do filme.
Seu protagonista é Max Von Saydow, ator aclamado na época do filme, também encontra-se em destaque na maioria dos cartazes juntamente com o da atriz Bibi Anderson, uma das favoritas de Bergman, que realizou outros 10 trabalhos com o diretor.
Mais um elemento marcante do filme é a personificação da morte, uma das protagonistas da produção, interpretada por Bengt Ekerot. O personagem aparece numa caracterização sombria, vestido de preto e com um tom de pele que passa exatamente a idéia de falta de vida.
Outro elemento presente na obra, é uma reprodução de um tabuleiro de xadrez, o jogo realizado entre o cavaleiro e a morte numa fuga desesperada do fim da vida, o que, quando já se tem conhecimento do enredo do filme, nos dá a idéia de efemeridade, de que a vida é realmente algo passageiro e ao mesmo tempo a idéia de banalização do ser humano e de sua existência e passagem pela Terra, como se o fim da mesma pudesse ser decido através de um simples jogo de tabuleiro.
Ouça crítica em podcast:
O Sétimo Selo - Isabela Araújo by Lorena Tárcia
FICHA TÉCNICA:
Filme: Det Sjunde Inseglet – Suécia 1956
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Max Von Sydow
Gunnar Björnstrand
Bengt Ekerot
Nils Poppe
Bibi Andersson
Inga Gill
Maud Hansson
Inga Landgré
Gunnel Lindblom
Bertil Anderberg
Anders Ek
Gunnar Olsson
Erik Strandmark
Åke Fridell
Roteiro: Ingmar Bergman
Trilha sonora: Erik Nordgren
Efeitos sonoros: Evald Andersson, Lennart Wallin, Aaby Wedin
Fotografia: Gunnar Fischer
Maquiagem: Nils Nittel
Figurino: Manne Lindholm
CONFIRA OUTRAS CRÍTICAS SOBRE O FILME:
LEIA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA: