Fome para tudo
Novo disco da banda Nação Zumbi, dá provas de sua longevidade com "Fome de tudo", primeiro albúm da banda sem Chico Sciense.
A Nação Zumbi, antes conhecida como Chico Sciense & Nação Zumbi até 1997 é uma banda brasileira nascida no início da década de 1990, em Recife, capital do estado de Pernambuco.
A partir da união do Loustal, banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro, e originalmente chamava-se “Chico Sciense &Nação Zumbi”. O líder e vocalista da banda, também cantor e compositor Chico Sciense, fundou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat.
No ano de 1991, em Olinda, aconteceu o primeiro show da banda, com o nome provisório de “Loustal & Lamento Negro”, numa festa chamada “Black Planet”. Neste mesmo ano, Chico Sciense e Fred Zero Qatro ( do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat.
O Manifesto dos Carangueijos com cérebro, que tem como símbolo, uma antena parábolica colocada na lama, tornando-se assim um dos principais movimentos e banda dos anos 90 no Brasil, lutando por melhorias sociais na vida da população, não só de Recife e do Estado de Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro.
Crítica do disco Fome de Tudo (Nação Zumbi ) Por Tacila Souza by Jornalismo
No dia 2 de fevereiro de 1997, Chico Siciense faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Olinda para Recife. Em seu lugar nos vocais veio Jorge Du Peixe, que já tocava alfaia na banda. Após a perca de seu líder, Jorge Du Peixe assumiu os vocais da banda e o show continuou.
“Fome de Tudo”, primeiro disco deles com a gravadora Deckdisc, rendeu à Nação Zumbi o título de melhor disco grupo da categoria Pop/Rock no Prêmio Tim de Música no ano de 2008. A Nação Zumbi assinou a produção de “Fome de Tudo” junto ao brasileiro radicado nos Estados Unidos Mario Caldato Jr., que produziu praticamente todos os discos do Beastie Boys, além de artistas brasileiros como Marcelo D2 e Bebel Gilberto, o que deu uma relevância a banda.
Uma curiosidade das músicas de “Fome de tudo” são os trocadilhos que titulam algumas delas como: “Bossa nostra”, “Toda Surdez será castigada” e “Originais do Sonho”.
CURIODIDADES:
A Nação Zumbi já teve suas músicas em trilhas de várias novelas como a telenovela Tropicaliente com a “ A Praieira”, Baile Perfumado com “ Salustiano Song” e Cordel Encantado com “Maracatu Atômico” .
Em seus discos , vários são os artistas que puderam contribuir com o sucesso da banda, dentre eles: Fernanda Abreu e a banda Pavilhão 9.
Os queridinhos do Recife também marcaram presença no Estúdio Coca – Cola , fazendo um duelo com a banda Skank, na edição do programa em 2007.
FICHA TÉCNICA:
Jorge Du Peixe - Vocal e Sampler
Lúcio Maia - Guitarra e backing vocals
Alexandre Dengue - Baixo e backing vocals
Pupillo - Bateria e percussão
Gilmar Bola 8 - Alfaia e voz
Toca Ogan - Percussão e voz
Marcos Matias - Alfaia
Gustavo Da Lua - Alfaia
FOME DE TUDO
1.Bossa Nostra
2.Infeste
3.Carnaval
4.Inferno (Part. Esp.: Céu)
5.Nascedouro
6.Onde Tenho que ir
7.Assustado (Part. Esp.: Money Mark)
8.Fome de Tudo
9.Toda Surdez será Castigada (Part. Esp.: Junio Barreto)
10.A Culpa
11.Originais do Sonho
12.No Olimpo
SAIBA MAIS:
- Trama
LEIA TAMBÉM
Tags:
Tópico: Fome para tudo
Data: 15-11-2011