Curiosidades e fatos marcantes da fotografia

08-05-2011 19:21

O processo de evolução da fotografia e as diferentes funções de uma imagem

Por Karine Figueiredo e Thaís Paiva - JRN7

 

A fotografia é o aspecto simbólico de um momento vivenciado, é um documento a ser arquivado. No mundo jornalístico, a imagem representa a realidade, registra um fato e faz com que o espectador tenha curiosidade de saber mais informações.

 

A história da fotografia é marcada pela descoberta da câmera escura, que aconteceu pelo árabe Alhaken de Basora. Através da câmera escura era possível obter imagens projetadas. Leonardo da Vinci, junto com outros pintores, passou a relacionar a imagem realizada com luz e uma câmera escura.

 

No século XVII, a câmera escura que tinha como utilidade desenhar com luz, se torna móvel, facilitando o deslocamento dos fotógrafos, já que era portátil e desmontável.

A primeira fotografia é reconhecida em 1825 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Na época, a imagem foi produzida com uma câmera após oito horas de exposição à luz solar.

 

Outro processo importante na história da fotografia é o calótipo. William Fox realizou uma técnica utilizando folhas de papel com a substância cloreto de prata. Tal método produzia um negativo que podia ser reaproveitado.

 

Apesar das fotografias coloridas terem sido um grande avanço, elas não captam algumas nuances de mudanças nos tons de cores. Portanto, uma curiosidade é que as fotos preto e branco possuem passagens de tons, ou seja, são mais apropriadas para alcançar meios tons.

 

O xerox pode ser comparado a foto, pois também é um tipo de reprodução de imagem. A diferença é que a fotócopia usa a transferência de cargas elétricas ao invés do filme. O scanner é um dispositivo formador de imagem, que promove essa digitalização.

 

Na fotografia jornalística existem vários gêneros: sociais, esportes, culturais e policiais. As imagens sociais representam fatos gerais da cidade, do estado e do país. As de esporte apenas ilustram um “lance” importante do jogo, mas a informação é mais relevante em uma matéria esportiva. Já as fotos culturais têm o objetivo de chamar a atenção do leitor para uma notícia. Na área policial, o sensacionalismo é um forte elemento presente no jornalismo. Portanto, os jornais exploram cenas chocantes de um assalto ou crime, por exemplo, para vender a reportagem.

 

A evolução da fotografia resultou na foto digital. Atualmente, é possível visualizar fotos em tempo real. Além de máquinas digitais, celulares também são recursos bastante utilizados. Os dois possibilitam a transferência para o computador.

 

A mídia atualmente utiliza constantemente o recurso de edição de fotos. As fotografias são tratadas em programas como o photoshop, a partir do foco que o jornalista quer dar a matéria.

 

Outro ponto relevante da foto digital é que as pessoas não se interessam mais em revelar fotos, já que é possível escolher as preferidas e apagar as imagens de pouca qualidade do computador ou do cartão de memória. Para os mais antigos isto é quase um ‘’crime’’, pois os melhores momentos são arquivados no computador e ali esquecidos.

 

Como é possível observar, a fotografia possui várias funções. A evolução digital é a mais recente mudança nessa história, mas está em constante alteração. A internet popularizou essa digitalização, de modo que sites armazenam imagens que podem ser vistas por qualquer pessoa do mundo. Certamente, isso é só o início do desenvolvimento tecnológico da fotografia.

 

 

Tópico: Curiosidades e fatos marcantes da fotografia

Data: 15-05-2011

De: Lorena

Assunto: Correção

Meninas,

Ficou legal, mas tem um erro na data de 1840.

Lorena

Procurar no site

Tags