
"Feito pra Acabar"
Por Priscila Mendes - JRN 7 A2
priscilajrn@hotmail.com
Lançado em novembro de 2010, com produção de Kassin, o CD “Feito pra acabar” reúne 13 faixas compostas e interpretadas por Marcelo Jeneci. Dividindo os vocais, a cantora Laura Livieri marca presença em quase todas as faixas do álbum.
Algumas músicas foram feitas em parceria com Chico César, Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e José Miguel Wisnik. O repertório é uma mistura de ritmos, que passeiam pelos estilos Romântico, Pop e Rock N’ Roll. Além disso, traz influências da Jovem Guarda, principalmente, de Roberto e Erasmo Carlos, e dos Beatles.
Jeneci escreveu com Arnaldo Antunes seis canções do álbum: “Longe”, “Quarto de dormir”, “Café com leite de rosas”, “Copo d’água”, “Jardim do Éden” e “Pense duas vezes antes de esquecer”. Já com José Miguel Wisnik, compôs a faixa que dá nome ao disco, “Feito pra acabar, além de “Dar-te-ei” e “Tempestade emocional”.
Em “Por que nós”, a parceria é com Luiz Tatit. Já em “Show de estrelas”, Jeneci se junta ao talento de Carlos Rennó e, “Pra sonhar”, é a única música composta exclusivamente por ele.
Os arranjos ficam a cargo do também instrumentista (violonista) e compositor Arthur Verocai, responsável por regências em discos de nomes como Marcos Valle, Gal Costa, Erasmo Carlos, Jorge Ben Jor, Ivan Lins e Elizeth Cardoso.
Ouça o podcast:
Em 2009, Marcelo Jeneci participou do concurso musical Edital Nacional, na categoria Fomento à Música, do projeto Natura Musical. Dentre mais de 700 inscritos, o músico foi o grande vencedor e ganhou o direito de ter um CD patrocinado pela empresa.
A produção do disco é assinada por Kassin, que já assumiu trabalhos de outros artistas, como Los Hermanos, Adriana Calcanhoto e Vanessa da Mata. “Feito pra Acabar” foi quase todo registrado ao vivo, em São Paulo. Tem duração de pouco mais de uma hora de música.
A capa do disco remete à ideia de um livro de poesia, com encarte de cada faixa separado, representando versos em folhetos. A banda que acompanha Jeneci no palco é formada por Laura Lavieri (voz), Regis Damasceno (baixo), Estevan Sinkovitz (guitarra), João Erbetta (guitarra) e Richard Ribeiro (bateria).
Marcelo Jeneci propõe uma experimentação de timbres e de gêneros brasileiros desconsiderados, que se perderam no tempo e caíram no esquecimento pela maior parte das atuais produções de música brasileira.
O álbum traz efeitos inesperados, através do uso de uma linguagem que alterna entre o clássico e o contemporâneoao, dando mais originalidade ao trabalho do artista. Jeneci fala a todas as gerações de fãs da MPB.
CURIOSIDADES:
- Marcelo Jeneci fez a música “Felicidade” em homenagem à sua esposa. A faixa foi a primeira do disco a ganhar um clipe ofocial.
- Filho de pernambucanos, Jeneci (paulista) , quando ainda tinha 17 anos, ganhou o seu primeiro instrumento, uma sanfona de Dominguinhos, para começar na música integrando a banda do cantor Chico César.
- Nascido e criado na periferia, no Conjunto Habitacional Juscelino - Cohab, em Guaianases, zona leste de São Paulo, o cantor despontou nacionalmente para a carreira musical em 2008, aos 26 anos.
-Em 2009, conquistou o prêmio Multishow de melhor canção de MPB, com a música Amado, ao lado de Vanessa da Mata.
-Em entrevista ao site Balangadans, Jeneci conta que nunca baixou música pela internet
FICHA TÉCNICA:
Marcelo Jeneci – voz, piano e violão
Laura Lavieri - voz
Regis Damasceno – baixo
Estevan Sinkovitz - guitarra
João Erbetta – guitarra
Richard Ribeiro – bateria
SAIBA MAIS:
- Site oficial de Marcelo Jeneci
- Página do Myspace de Marcelo Jeneci
- Página do Facebook do produtor Alexandre Kassin
LEIA TAMBÉM:
- Crítica ao CD "Feito pra Acabar", pela Folha de S. Paulo
- Reportagem sobre o lançamento do CD "Feito pra Acabar", pelo jornal O Globo
Tags:
Tópico: "Feito pra Acabar"
Tags
Questionário
Você acha que Marcelo Jeneci é uma grande descoberta da MPB?
Sim, pois seu trabalho se destaca pela qualidade das letras, arranjos e melodia. (7)
Não, pois existem outros cantores que estão emergindo no cenário musical que se destacariam mais. (6)
Talvez, pois o músico ainda tem muito a melhorar. (5)
Total de votos: 18